111-Header
111-Header

press to zoom
111-Header
111-Header

press to zoom
1/1

23 de maio 2022
Dia do ISEG

Dia 23 de maio de 2022 será um dia que irá ficar para a história do ISEG, foram várias as pessoas que se juntaram para a comemoração destes 111 anos de história da mais antiga escola de economia e gestão do pais.

Foram muitas as figuras ilustres que nos honraram com a sua presença no dia do nosso aniversário. É o caso do ex-Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e Manuela Ferreira Leite, antiga Ministra de Estado e das Finanças e ISEG Alumna (1963).

 

Quem também mais uma vez marcou presença nas celebrações foram os nossos importantes aliados das forças militares e segurança nacionais, com quem o ISEG tem uma relação muito especial em diversas formações. Entre os presentes na sessão, contavam-se, nomeadamente, o Major Eduardo Mendes da GNR, o Major General Rui Freitas e o Coronel Luís Peçanha da Academia da Força Aérea. 

 

Assim, recebidos os convidados e com os lugares da plateia compostos, estava na hora de abrir oficialmente a cerimónia dos 111 anos com o discurso da Dean do ISEG, Clara Raposo.

iseg111anos1.jpg
 
catroga-livro111anos.jpg

Apresentação do Livro e Exposição dos 111 

Após o discurso de abertura, foi a vez de Eduardo Catroga, na qualidade de Presidente da Comissão dos 111 anos do ISEG, subir ao púlpito para fazer a apresentação do Livro dos 111 Anos do ISEG, que contou com a coordenação do professor Nuno Valério.

 
exposição111_edited.jpg

Não perca a exposição sobre os 111 anos do ISEG patente no átrio da Biblioteca Francisco Pereira de Moura.
Esta exposição contém documentação variada sobre as escolas predecessoras mas em particular sobre a história do ISEG nas suas diferentes fases.

Mensagem do Ministro das Finanças

O atual Ministro das Finanças português, Fernando Medina, embora não pudesse marcar presença por motivos de agenda, não deixou de enviar uma mensagem em vídeo neste dia especial para sinalizar os 111 anos daquela que também é a sua Escola (Alumnus ISEG 2002).

medina111anos.jpg
 
centenomoeda111anos.jpg

Lançamento da moeda especial do 111.° Aniversário do ISEG

Para apresentar e assinalar o Lançamento de Moeda Comemorativa dos 111 Anos do ISEG, subiram ao palco das comemorações, o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e Alcides Gama, Administrador da Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM).

 
52126575494_b5bbb8669d_c.jpg

Para adquirir esta moeda especial que "reflete a mudança do modelo corporativo e tradicional de ensino do comércio para o modelo escolar moderno", basta ir a este link.

A Moeda Digital do Banco Central 

Passando de uma moeda física especial e única, deu-se um pulo para a realidade do que aí vem. Vítor Constâncio, Presidente do Conselho de Escola do ISEG e Alumnus ISEG 1965, aproveitou a ocasião para olhar para o futuro e explicou porque se equaciona a criação de uma moeda digital do banco central.

vítorconstâncio111anos.jpg
 
ctt111anos.jpg

Postal "ISEG 111 anos"

Após a excelente intervenção de Vítor Constâncio sobre moedas digitais, foi a vez de Guy Pacheco, administrador dos CTT - Correios de Portugal, subir ao palco e apresentar o inteiro postal comemorativo "111 Anos ISEG".

Clara Raposo também foi chamada para carimbar e timbrar o momento para a posteridade.

Future Leaders Agenda

Durante as celebrações houve ainda espaço para um interessantíssimo debate em Mesa Redonda com o tema "Future Leaders Agenda", em que se discutiu o caminho a trilhar no futuro pelos líderes das empresas. 

futureleadersagenda-23demaioiseg.jpg
mesaredonda111.jpg

Neste âmbito, coube a Nicolau Santos (Presidente do Conselho de Administração da RTP e ISEG Alumnus, 1980) moderar um painel composto por Pedro Castro e Almeida (CEO Santander e ISEG Alumnus, 1990), Madalena Tomé (CEO SIBS e ISEG Alumna, 2000), Ana Figueiredo (CEO Altice e ISEG Alumna, 1996) e Paulo Macedo (CEO CGD e ISEG Alumnus, 1986). 

Arraial & Concerto com The Lucky Duckies

Chegado o final de tarde, e encerrada a Sessão Comemorativa, foi hora de dar um pulinho até ao Parque do Quelhas para desfrutar do Arraial do ISEG enquanto o vintage swing & rock'n'roll dos The Lucky Duckies animavam as hostes — onde não faltou o seu famoso single "Viva A Cerveja", claro!

luckyduckies.jpg
arraial111_edited.jpg

Quer fosse só a relaxar numa conversa de grupo ou simplesmente a aproveitar o fantástico ambiente, a realidade é que o dia pautou sempre pela boa disposição. Afinal, era dia de festa! 

 

Pelo meio, houve quem aproveitasse a ocasião para matar a fome e aconchegar o estômago ou optasse por ir ao bar para beber um drink refrescante e saboroso!

Concerto com o eterno Rui Veloso 

Findo o Arraial e do espetáculo dos The Lucky Duckies e já a entrar na noite, foi tempo de regressar ao Pátio das Francesinhas e dar palco à enorme sabedoria de Rui Veloso. Não faltaram os clássicos nem cânticos com o público — que já pedia ao músico para saltar e ainda nem tinha começado a cantar...

concertoruivelosoiseg2022.jpg